quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vereador Orlando Angioletti participa da primeira reunião da Comissão Técnica Municipal de avaliação da Gripe A

Nesta quinta-feira, 13, participei da primeira reunião da Comissão Técnica Municipal de avaliação da Gripe A em Balneário Camboriú. A comissão é formada pelo Vereador Orlando Angioletti, representantes da Secretaria de Saúde através dos departamentos de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Diretoria de Saúde, Hospital Santa Inês, Secretaria de Saúde, Gabinete do Prefeito e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Camboriú.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, atualmente há na cidade 24 pacientes monitorados em suas casas. Cerca de 8 estão internados no Hospital Santa Inês. 02 pacientes estão internados na UTI do hospital, sendo um morador de Balneário Camboriú. Na noite da última quarta-feira, 12, ocorreu um óbito na UTI. O jovem de 18 anos, morador de Camboriú, faleceu de pneumonia e ainda não há a confirmação da Influenza A nesta pessoa. Segundo o departamento, o resultado dos exames demoram 20 dias. O mesmo vale para um caso da semana passada, onde o óbito foi confirmado, mas não o vírus H1N1. Este primeiro óbito é um paciente da cidade de Bombinhas. Nesta madrugada uma gestante da cidade de Itapema foi encaminhada para a UTI do Santa Inês com suspeitas da Gripe A

A comissão definiu que as reuniões, em princípio, acontecerão semanalmente e o próximo encontro está marcado para segunda-feira, 17, na secretaria de saúde. Caso se tenha necessidade, o grupo se reunirá antes. A comissão definiu também que a tenda de atendimento e triagem dos casos de gripe, montada pela secretaria na Rua 1500, deverá funcionar 24 horas, incluindo finais de semana. A comissão definiu a ampliação desta tenda, para dar maior conforto e comportar um atendimento maior. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a tenda atende em média 370 pessoas por dia. Alguns são casos suspeitos, outros não, são pessoas em busca de informações sobre a doença. A comissão irá avaliar as estatísticas destes atendimentos e pretende sugerir a abertura de tendas menores nos bairros com maior procura por parte da população.

Decreto de Emergência

Na reunião, a comissão decidiu sugerir ao prefeito Edson Renato Dias, a decretação do Estado de Emergência na cidade, para que o município possa fazer contratações e compras de insumos, medicamentos e pagamento de médicos sem o processo burocrático de licitação, que em geral, tem um tempo grande para acontecer.

Houve também a solicitação de intensificação das ações da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos comerciais da cidade, bares, restaurantes, igrejas, salões e casas noturnas. Há a necessidade destes locais se adequarem ao atendimento do público, com a colocação de álcool gel nos banheiros e a eficiência do sistema de ventilação destes lugares. Neste fim de semana a Vigilância Sanitária fará diversas visitas, para que na segunda-feira, 17, a comissão avalie melhor esta situação nos bares, restaurantes e boates.

0 comentários:

Postar um comentário


By Marcelo Augusto Machado e Mala Design...hehehehe